domingo, 31 de julho de 2016

Escola pública

Esta notícia, realizada com base no estudo divulgado pelo Ministério da Educação, constata que há MENOS ALUNOS, ESCOLAS (o país perdeu mais de metade das escolas públicas nos últimos 15 anos) e PROFESSORES! 
Um SALDO NEGATIVO  para o ENSINO PÚBLICO e um SALDO POSITIVO para o ENSINO PRIVADO (ainda que ligeiro)!
Levanta outras questões que merecem reflexão: perda de alunos pela escola pública e ganho no privado,  razões da preferência pelos colégios da parte de alunos de secundário, melhoria da habilitação académica dos docentes, redução de taxas de retenção e desistência no ensino básico.
É referida uma lacuna do estudo realizado pelo ME: números ínfimos relativos à educação de adultos, uma área em que Portugal pouco tem investido nos últimos anos. Desde que terminou o Programa Novas Oportunidades e iniciou o CQEP (que em Braga se atrasou, só iniciando no presente ano letivo), tudo indica que a educação de adultos passou para 2º plano! 
Perante o investimento do Estado na escola privada, com especial enfoque nas escolas com contratos de associação, e sabendo nós que a redução da natalidade nos últimos anos se reflete já, e bastante, nas matrículas de alunos no ensino público,  torna-se importante refletir, a nível local  e nacional, sobre o futuro da Escola Pública.
PARA LEITURA - CLICAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Email: forumcidadania.braga@gmail.com

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.